k

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec eleifend molestie fermentum.

new york

156-677-124-442-2887

184 Main Street Victoria 8007

Image Alt

A região

Penamacor é uma vila bem portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco e situada a cerca de 700m de altitude.

Penamacor

Penamacor, na beira interior, coração de Portugal a 700 metros de altitude junto da Reserva Natural da Serra da Malcata.

Dista 275 quilómetros de Lisboa e 265 quilómetros do Porto, Espanha fica a poucos minutos de caminho (15 Km).

Penamacor é uma vila onde o tempo não passa por nós. Somos nós que passamos pelo tempo e o utilizamos a nosso belo prazer.

Com base, em Penamacor, num raio máximo de 50 Km, ou a meia hora de distância, pode visitar Monsanto, Idanha-a-Velha, Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Serra da Estrela, Sortelha, Sabugal, Serra da Malcata e entrar por terras de Espanha.

Descobrir a região

Numa encosta de um morro granítico coberto de vegetação, a cerca de 700m de altitude encontra-se uma vila de encantos e maravilhas prontas a ser descobertas, a vila de Penamacor.

Ao entrar na vila sentimos de perto a união do passado com o presente. As suas ruas estreitas e sinuosas levam-nos de volta aos tempos medievais em que os templários criaram raízes.

Pertencente ao distrito de Castelo Branco, tem cerca de 8682 habitantes e foi outrora uma localização estratégica de defesa da fronteira portuguesa o que levou à construção de um castelo cujos vestígios podemos ver ainda hoje.

Tranquila, tipicamente portuguesa e com bonitas igrejas Penamacor é uma jóia natural pouco conhecida. Prima pela sua paisagem natural sendo também a sede da Reserva Natural da Serra da Malcata que abriga lobos e lontras numa área selvagem que se estende por 20kms2. Esta reserva é conhecida por ser o lar do quase extinto lince ibérico.

No concelho de Penamacor pode conhecer várias aldeias, com casas construídas em granito, onde se respira calma e sossego.

É uma região de costumes e tradições bem vivas onde ainda é possível encontrar bordados, rendas de linho e mantas de trapos.

A gastronomia é rica e cria água na boca dos amantes de chanfanas, cabrito e borrego assado, cabrito estonado, coelho bravo, queijos e enchidos. Para os mais gulosos não falta o arroz doce ou os bolos de ovos.

Visite e passeie por Penamacor. Sugerimos as seguintes visitas, com ou sem guia):

  • Torre de Menagem
  • O pelourinho
  • Museu Municipal
  • O Convento de Santo António
  • As Igrejas
  • A Ermida do Santo Cristo
  • As fontes (nomeadamente a do Frade) e chafarizes
  • O povoado pré-histórico do Ramalhão

História de Penamacor

O povoamento é muito antigo. A arqueologia dá-nos conta de habitats humanos que remontam ao Neolítico, mas é a partir do final da 2ª Idade do Ferro que a história deste território se começa a escrever. Quando os romanos chegam, encontram forte resistência por parte das tribos lusitanas que aqui habitam, que se opõem tenazmente às poderosas e bem equipadas legiões imperiais durante cerca de um século.

Após a queda do império, seguiram-se os domínios visigótico e árabe, de que restam poucos vestígios. Com a reconquista cristã, em finais do séc. XII, e nos séculos subsequentes, surgem as estruturas defensivas e religiosas  que hoje constituem o grosso do património histórico edificado de Penamacor.

(fonte, CM Penamacor)

Natureza em Penamacor

A diversidade paisagística está bem patenteada no contraste entre o norte de vales verdejantes e serras intensamente florestadas, de onde descem pitorescos cursos de água, e o sul, que se abre à planície de Castelo Branco, onde predomina o sobreiral, com os seus ecossistemas característicos.

A Reserva Natural da Serra da Malcata, com os cerca de 16348 ha  de área protegida, dois terços dos quais se integram no concelho de Penamacor, oferece-se aos amantes da natureza  plena de vida e encanto, seja qual for a estação do ano em que se visite.

A barragem da Ribeira da Meimoa e o Parque de Campismo da Bazágueda são outros dois espaços aprazíveis para visitar e estar.

Documentos informativos

You don't have permission to register